29 de ago. de 2010

Décimo Terceiro dia - Taj Mahal

14 de agosto, sábado - 5:30 da manhã já estávamos a caminho do Taj Mahal, que ficava há 15 minutos caminhando do hotel. Para entrar no Taj Mahal, existem 3 possibilidades: Portal Oeste, Portal Leste e Portal Sul, porém apenas o portal Oeste abre às 6 da manhã, os outros à partir das 8 da manhã e todos fecham as 6 da tarde. Também várias pessoas me recomendaram que fosse cedo pois a quantidade de pessoas que visitam o Taj Mahal diariamente era impressionante, alguns milhares. Já pela manhã percebemos a multidão na fila para entrar. Antes compramos o ingresso por 750 rupias (algo em torno de R$35,00) para extrangeiros e 20 rupias (algo em torno de R$1,00) para indianos. Assim são as coisas na Índia, no Sri Lanka, Tailandia... Porém para o Taj Mahal não importa o quanto cobrem, estando lá', tem que pagar e desfrutar.

Havia escutado que exceto a vista do espelho d'agua no Taj Mahal, o resto era realmente nojento, com merda de vacas, lixo e crianças pedindo dinheiro. Felizmente isto deve ter chego aos ouvidos de alguém dentro do governo indiano, porque a imagem do Taj Mahal era totalmente diferente do que eu havia visto. Outro motivo para a excelente apresentação dos monumentos que pertenciam a lista dos Patrimonios da Humanidade na Índiaseria porque em Outubro a India iria receber o Common Wealth Games, algo semelhante aos Jogos Panamericanos.

Confesso que tinha muito preconceito com este monumento, sempre diziam que era tão lindo, era o monumento do amor, que era um sonho ver aquilo, etnre outras frases que sempre ouço das pessoas. Porém ao chegar la' constatei que é mais que tudo isso. O Taj Mahal está na minha lista dos lugares mais bonitos que visitei, junto com o Grand Canyon, Lake Tahoe, as Cataratas do Iguaçu, a vista do Corcovado no Rio de Janeiro, Angkor Wat no Camboja, a Muralha da China, O Buda Gigante em Leshan, na China; Ha Long Bay no Vietnam; a Ilha de Santorini na Grecia e a praça entre a Aya Sofia e a Mesquita Azul em Istambul.

Não farei mais comentários, deixando a voces a oportunidade de apreciar as fotos.

Vista do último andar do hotel que me hospedei

Turistas disputando um espaço para a melhor foto

Espelho d'água

Vista do Taj Mahal desde o Forte Vermelho

Programa em familia

Saida Sul

Entramos às 6 da manha no Taj Mahal e saímos 10 da manhã.Valeu cada minuto lá dentro. Ainda neste dia fomos ao Forte Vermelho porque estava ao lado da estação de trem. Eu havia comprado meu bilhete de trem dois dias antes e estava confirmado, mas Javier e Ruth, que compraram na noite anterior, estavam sofrendo para confirmar pois estavam em lista de espera para Ajmer. Devido aos maus comentários sobre Jaipur e do excesso de assedio aos turistas, preferi saltar este destino e eles acabaram me seguindo.

8 da noite, horario do trem, e recebemos a informacao que o trem iria atrasar porque naquele dia houve um grande blecaute de energia e todos os trens estavam atrasados. Que maravilha, estávamos acordados desde às 5 da manhã e ainda levamos "sorte" de ter que ficar na estação de trem por mais tempo que gostaríamos. O trem chegou as 11:40 da noite, e esperamos sentados este tempo todo na estação, assistindo aos ratos correr pelos trilhos, a um policial dispersar uma multidão que queria tirar fotos conosco (que mais pareciam viagaristas), aguentar um menino que pedia comida insistentemente, mesmo após ter ganho uns doces que haviam dado para nós, ateé que outro policial fez sinal para ele circular.

Neste meio tempo, a tática era tentar trazer o maior número de turistas para nosso lado para fazer uma corrente. Conseguimos inicialmente com duas coreanas, que contavam o quando haviam enrolado elas ja'. Elas, de 20 anos viajavam sozinhas na India, mas era o PAPAI que pagava a conta. Um hotel de baixa categoria elas pagaram US$150 por uma noite em Delhi, sendo que elas conseguiram abaixar pois o primeiro preço ofertado era de US$600.

Depois, conhecemos a um casal de espanhóis que iria a Jaipur e ficaria no Sheraton por 75 euros, pois um amigo deles trabalhava para esta companhia. Eles contavam que queriam ficar no mesmo hotel Sheraton de Udaipur, mas la' como havia sido filmado um filme do James Bond, a tarifa era mais salgada, 700 euros por noite.

Finalmente o trem chegou, e eu fui para a A/C 3 ou seja, vagão com ar-condicionado com tres camas em cada lado, e meus amigos espanhóisforam para o A/C 2. Estava combinado que quando chegássemos, eu iria buscá-los dentro da cabine deles.

E assim entrei no trem, subi no topo aonde estava minha cama, com o mesmo lençol sujo que a outra pessoa usufruiu a viagem naquela cama antes de mim, aproveitei para dormir e levantar as 6 da manhã quando cheguei em Ajmer.