Já havia comentado antes que os valores se invertem na China. O certo é errado e o errado é certo. Lamentavelmente hoje assistia a um programa de Hong Kong que debatia este problema. É claro que a teve estatal chinesa nunca irá debater sobre este tema, por motivos mais que óbvios.
O tema do debate era sobre um senhor que foi atropelado por um carro que fugiu. Outro motorista prestou socorro e levou esta pessoa ao hospital. Resultado: a familia entrou com um processo contra o motorista que ofereceu socorro acusando ele de ser o mentor do acidente.
Por que a familia fez isso? Porque para eles é uma grande oportunidade de fazer dinheiro, independente de estarem certos ou errados.
Felizmente um vídeo flagrou o acidente e evitou que esta pessoa ficasse por 10 anos na cadeia além de pagar compensação a esta família.
Outro caso ocorreu com um conhecido que ao conduzir sua motocicleta colidiu com um senhor de idade que saia de um portão. Ao prestar socorro uma multidão se aglomerou e alguém chamou a polícia. Porém o caso estava sendo resolvido entre o senhor e este conhecido. Com a chegada da polícia, esta pessoa foi levada a delegacia, terá que pagar compensação em torno de R$10 mil e ainda terá que passar por um programa de reabilitação.
Finalizando, alguns meses atrás, eu estava a caminho do trabalho quando vi uma mulher de uns 50 anos sendo socorrida por algumas pessoas na calçada. Segui adiante e há uns 5 metros havia um policial. Chamei ele e em ingles disse para ele buscar socorro, porém o policial já queria tentar empurrar a responsabilidade para o meu lado. De imediato neguei e me retirei do local.
Durante o programa, uma pessoa do auditório explicou que seu pai faleceu por falta de socorro. Por mais de duas horas ficou no chão e ninguém fez nada, sequer contactou a polícia, e quando o atendimento chegou já era tarde.
Conclusão, não ajudar a uma pessoa aqui pode evitar inúmeros problemas. Assim pensam os chineses. Os valores pessoais estão acima dos valores morais. E salve-se quem puder.
Não se iluda!!!! No Brasil é igualzinho...quantas pessoas já foram responsabilizadas por acidentes nos quais sua participação era apenas a de prestar socorro!!!!
ResponderExcluirNão sei quantas pessoas já foram responsabilizadas por acidentes no Brasil por tentar ajudar. Caso voce tenha o número, eu agradeço, me mande que eu coloco aqui.
ResponderExcluirPrimeiro se apresente ao invés de ser um covarde anonimo. Estou reportando o que vivo aqui. Não estou fazendo comparativo com os outros paises.