23 de fev. de 2012

Ausencia - Discurso do Rei

Pessoal, desculpe a ausencia,porém não houve condições de escrever nos últimos dois meses. A inspiração havia desaparecido devido a uma perda inestimável, que era minha referencia maior, meu pai. Porém aos poucos vou recuperando a confiança e retomando a rotina. Aos poucos a inspiração irá retornando.

O DISCURSO DO REI - já havia visto isto antes, no ano de 2008 fiquei abismado quando entrei num shopping e vi em chines que estava em cartaz o filme Em Busca da Felicidade, com Will Smith. Lançado em 2006, chegou a China dois anos depois. O problema é que dois anos depois de lançado nos Estados Unidos, finalmente chega à China. Porém o filme já era facilmente avistado nas bancas com dvd's piratas. Resultado disso é uma bilheteria minúscula e sem expressão. 

 Porém achava que não veria algo assim tão bizarro, mas acabei surpreendido ontem ao ver que o filme O Discurso do Rei, que foi lançado em final de 2010 nos Estados Unidos será lançado em final de Fevereiro de 2012 na China, ou seja quase 14 meses depois de lançando nos cinemas do mundo todo e uma ano após ter ganho o Oscar de Melhor Filme.

 Minha dúvida é, por que os chineses aceitam este tipo de atitude numa boa? Não questionam se há algo de errado em um filme estreiar em seu país somente um ano depois do resto do mundo? Não seriam eles os que pegam o resto dos outros, ou o que já não serve para mais ninuém, vai servir para eles? Será que eles são o refugo cultural?

 Para tentar entender melhor como funciona esta mentalidade, conversei com uma sobrinha de minha esposa, de 23 anos. Expliquei que como é bom poder assistir a filmes na mesma época em que são lançados no mundo inteiro, principalmente se a pessoa gosta de cinema e acompanha os principais lançamentos internacionais. 

 Porém a cabecinha dela não pensa assim. O que o governo decide, está de bom tamanho. Não há a necessidade de assistir com exclusividade ou na mesma época que os outros, pode ser depois. Ainda tentou argumentar que o filme era um clássico, por isso estaria no cinema tão tarde. Não há a necessidade para eles de ver as coisas no mesmo tempo que o resto do mundo, é paranóia de estrangeiro.

 Porém o que estou questionando é a falta de opção para o lazer. Quantas semanas é necessário esperar por um filme estrangeiro no cinema aqui na China? Não é dada a opção, são limitados há apenas 20 filmes estrangeiros nos cinemas chineses e ainda assim há vezes em que os filmes sofrem cortes.
  
 Outra frustração pessoal foi o filme Batman - O Cavaleiro das Trevas, de 2008. Em Hong Kong, o filme estava em cartaz desde junho de 2008 e eu, que estava na China, há quinze minutos de Hong Kong porém não podia sair devido ao problema do visto de unica entrada não podia cruzar a fronteira para assistir. Toda sexta-feira eu comprava o jornal na esperança de poder assistir ao filme no cinema e até que Agosto daquele ano acabei desistindo e comprando na rua o filme.

Estas são algumas situações frustrantes que acabam deixam o potencial consumidor de filmes apelar para o mercado alternativo.
O Discurso do Rei estréia 14/02/2012

2 comentários:

  1. Grande Hera! Quem fala sempre de você (bem) é o Miola. Abraço cara!Marcelo Gusso. Sun Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gusso, sigo na minha jornada pelos lugares mais inusitados. Confesso que o ritmo não é mais o mesmo, e a idade já está chegando, ou seja, estamos ficando velhos. Como voce está? Tem falado com o Fabiano? E o Marcelo Cowboy, Erics Faccin e o resto da tropa de Sun Valley? O mais perto que estive foi do Benhur nos últimos tres anos porque ele estava trabalhando por aqui e veio me visitar 3 vezes.
      Abraços e continue lendo o blog.

      Excluir