22 de nov. de 2011

Budismo na China? Parte 1

Recentemente li uma reportagem sobre as motivações para as pessoas seguirem o Budismo aqui na China. Na grande maioria, as pessoas visualizavam a religião apenas para obter mais bens materiais ou cura para uma doença.

 Segundo a pesquisa, 51,6% dos crentes se tornaram religiosos com a esperança de que a divindade lhes trouxesse benefícios materiais; 36% estavam em busca de prosperidade; 9,4% o fizeram para pedir bens materiais; e 6,2% se mostraram esperançosos em obter cura médica ou alívio a algum problema de saúde.

 Segundo os chineses, as pessoas da província de Hubei, local em que foi realizada a pesquisa, são conhecidos como pessoas falsas, que se aproximam apenas com interesses financeiros.

 Porém o Patrimonio Budista na China possui algumas relíquias declaras pela Unesco Patrimonio da Humanidade. Tive a oportunidade de conhecer 4 delas: Datong, Leshan, Dazu e Luoyang. Todas tem seu valor porém Datong com os Budas Gigantes dentro das cavernas, Leshan com o Buda de 71 metros sentado com vista para o rio e Dazu, com uma visão panoramica das estátuas. Luoyang possui uma bela vista em frente ao rio, porém as cavernas não impressionam tanto quanto os outros locais.

Em breve colocarei detalhes de cada um destes lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário